Histórias de sucesso

Histórias de sucesso #15: Julyane Neves – MPPA, DPGO e segundo lugar no TJGO.

Olá pessoal!

Hoje o histórias de sucesso é com a amiga Juliane Neves, aprovada no TJGO (2º lugar), MPPA e DPGO!

Ela gentilmente nos concedeu a entrevista que segue:

Nome: Julyane Neves

Data de nascimento: 16/05/1987

Naturalidade: Goiânia

Concurso(s) para magistratura qual(is) foi aprovado:

R: TJGO

Outros concursos em que foi aprovado:

R: Analista MPU, Analista STJ, Analista STM, Advogada da CEF, Defensora Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e Promotora de Justiça no Ministério Público do Pará (MPPA)

Período de estudos até a primeira aprovação em concursos de magistratura:

R: Colei grau em 29/02/2012 e tomei posse no TJGO dia 21/10/2016

Trabalhou durante os estudos? Cargo?

R: Sim, fui analista no STJ. Fui nomeada como promotora, no entanto pedi final de fila para me dedicar mais ao TJGO. Depois da prova oral do TJGO assumi como Defensora Pública do Estado de Goiás.

Tempo médio de estudos diário:

R: 8 horas por dia

Quantas matérias diferentes lia por dia? E em uma semana?

R: lia 3 matérias diferentes por dia, exemplo (civil, processo civil, consumidor), (penal, processo penal, constitucional) (tributário, empresarial, administrativo), (ECA, Ambiental, Humanística). Meu foco era o TJGO, dai estudava as matérias conforme o edital dividia os grupos para discursiva e oral.

Estudava sábados/domingos/feriados?

R: Sim, sempre. Passei um ano estudando na biblioteca da LBV, todos os finais de semana, dia dos pais, mães, carnaval, tudo.

Utiliza grupos de facebook/whatsapp para estudar? Acredita que valha a pena?

R: Eu sai de todas as redes sociais na época dos concursos, pois achava que perdia muito tempo, e as vezes gerava uma ansiedade maior ainda, então preferia estudar, apenas, com alguns amigos, pessoalmente mesmo. Esses amigos ajudaram muito: Diego Dantas, Bruna Melgaço, Mayara Braga, Vitor França e Zulaiude Viana, só tenho a agradecer a estas pessoas.

Fazia resumos/cadernos ou utilizava algum feito por outras pessoas?

R: sempre estudei pelos meus cadernos do LFG, fiz o intensivo I, II, III, ainda na época da faculdade (2010/2011) e eles me foram muito úteis até a prova oral em 2016. No entanto, fui recheando eles com outros cursos, tipo IOB, algumas aulas da TVJUSTIÇA, ENFASE, ALCANCE

Com qual frequência fazia exercícios para prova objetiva?

R: todos os dias. Comecei pelo REVISAÇO, depois passei a imprimir as provas direto dos sites. Fiz muito exercício, muito mesmo e acho que eles foram essenciais para minha aprovação. Não fazia apenas o exercício, fazia e ia consultando a Lei Seca sobre o tema.

Com qual frequência lia “lei seca”?

R: Todos os dias, lia e relia várias vezes. Para não ficar desinteressante lia junto com os exercícios.

Com qual frequência lia jurisprudência? Lia diretamente dos sites dos Tribunais Superiores ou através de outros sites (como dizer o direito ou EBEJI)?

R: Todos os dias também, sempre do site do Dizer o Direito. As vezes ia no resumo de jurisprudências do site do STJ, um compilado muito bom, gratuito, e de fácil acesso.

Indicaria algum curso online com foco em magistratura/carreiras jurídicas?  Indicaria algum curso de oratória para a fase oral?

R: em 2011 o LFG era muito bom, não sei se continua. Indico cursos de coachings apenas para a fase de sentença, se a pessoa nunca tivesse feito uma sentença como eu, nessa fase fiz vários cursos (CPI IURES, IPC, MEGE, EMAGIS – emagis eu só fazia a sentença manuscrita e lia a resolução dos casos, não enviava para correção).

Para prova oral, primeiro fiz o curso com Francisco em BH, para o MPPA, para o TJGO fiz três cursos presenciais de prova oral, bancas simuladas (IPC, FC3, AEJUR, além de ter treinado muito com alguns amigos.

Indica algum método diferenciado de estudos para alguma das fases (objetiva/discursiva/sentenças/oral)?

R: acho que precisa estudar para cada fase do concurso, não adianta estudar para discursiva se ainda não passou na objetiva, quanto mais próximo for o seu estudo da fase do concurso melhor será o desempenho, precisa treinar muito.

Assim, treine muito para cada fase, o conhecimento vai se agregando, as vezes o que estudou para a objetiva pode servir em uma subjetiva.

No entanto, esteja preparado para a fase do concurso que vai fazer, por exemplo, para responder por escrito, 10 questões em cinco horas, ou 05 questões em 04 horas, ou fazer uma sentença em cinco horas, ou ainda aguentar uma arguição oral durante 1 hora mais ou menos.

Estudava a banca/examinadores responsável pela elaboração das provas da segunda fase em diante?

R: Sim, estudava os julgados dos examinadores, ou seus artigos. O examinador se tornava meu melhor amigo enquanto me preparava para sua prova, pois estudava tudo que encontrava na internet sobre o trabalho da pessoa, mas não arriscava estudar só seus julgados não, ia preparada para o que viesse, as vezes a pessoa trabalhava com contratos bancários, mas vinha com uma prova de anulação de doação misturada com sucessão, como foi no TJSP.

Se o tribunal é responsável pela elaboração das sentenças e tem um posicionamento diverso do pacificado nos Tribunais Superiores, adotaria qual posicionamento?

R: Falaria do posicionamento dominante nos Tribunais Superiores, no entanto adotaria o do Tribunal que estivesse prestando.

                                                           Bibliografia

Quais livros/autores ou cursos/cadernos indicaria para os estudos nas matérias abaixo (se possível, especificar o professor de cada matéria nos cadernos/cursos):

Direito Administrativo: Caderno das aulas de Fernanda Marinela. Tenha uma boa doutina só para consultar algo mais polemico, eu usava maria silvia, mas também tinha um resumo da juspodivm

Direito Ambiental: caderno do Fabiano (LFG), tem aulas no youtube. Leis especiais para concursos, volume 10, autores: Romeu Thomé

Direito Civil: cadernos do Pablo Stolze e Cristiano Chaves. Já tinha lido Carlos Roberto Gonçalves antes e usava um livro muito bom de autores goianos: Izabel, Sebastião Reis e Marcelo Lopes de Jesus, é ótimo super completo (manual de direito civil – juspodivm).

Direito Constitucional: caderno do Marcelo Novelino. Nesse ponto comprei umas aulas para o MPF, já tinha lido Ingo Sarlet e Marinoni e também o Direito Constitucional Esquematizado do Pedro Lenza.

Direito do Consumidor: já tinha lido Cláudia Lima Marques, mas para o concurso usei o Código de Defesa do Consumidor Comentado do Leonardo de Medeiros.

Direito Eleitoral: lei seca e um Sinopses para Concursos de Jaime Barreiros Neto

Direito Empresarial: já tinha lido o Manual do Fábio Ulhoa, mas para o concurso foram os cadernos do Gialluca e o Direito Empresarial Esquematizado do André Luiz Santa Cruz Ramos.

Direito da Criança e do Adolescente: caderno das aulas de Luciano Rossato

Direito Penal – Parte geral: Direito Penal  – Parte Geral – Volume 1 – Cleber Masson e caderno de aula do Rogério Sanches. Já tinha lido Mirabete

Direito Penal – Parte especial do código penal: Direito Penal  – Parte Especial – Cleber Masson e caderno de aula do Rogério Sanches. Já tinha lido Mirabete

Direito Penal – legislação extravagante: cadernos LFG, Rogerio Sanches e Renato Brasileiro

Direito Processual Civil : li o Curso de Direito Processual Civil – Fredie Didier junto com as aulas dele, mas usei o curso do Daniel Assumpção também. Na graduação tinha lido os 4 tomos do Humberto Theodoro

Direito processual penal : Renato brasileiro (caderno e o Manual). Já tinha lido Pacelli na graduação

Direito tributário: Ricardo Alexandre e Curso de Direito Tributário do Leandro Paulsen

Humanística: muita LOMAN, Vade Mecum Humanístico, lia algumas teorias dos autores no google mesmo e também artigos

Sentença cível: treine fazer sentenças, só aprende fazendo. Comprei vários livros, mas não cheguei a lê-los

Sentença penal: 23 pontos da sentença penal condenatória do Samer Agi, aulas do Ricardo Schmitt e muito treino

Qualquer livro/curso que indique para o concurso que não se encaixa nas matérias acima – todos os livros de questões discursivas da Juspodivm. Todos os livros de questões dessa editora ajudam muito.

É isso! Até a próxima!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s