Histórias de sucesso

Histórias de sucesso #30: Roberta Campos Corrêa – TJSE

Olá pessoal!

O histórias de sucesso de hoje é com a grande amiga Roberta, aprovada no TJSE!

Roberta foi uma figura muito importante na minha preparação para o concurso do TJSE, pois formamos com Marina um grupo de treinos, discussão jurídica e apoio para a desgastante reta final do concurso (que, graças a Deus, deu muito certo)!

Ela gentilmente nos concedeu a entrevista que segue:

Nome: ROBERTA CAMPOS CORRÊA

Data de nascimento: 12/06

Naturalidade: Montes Claros-MG

Concurso(s) para magistratura qual(is) foi aprovado:

R: TJSE

Outros concursos em que foi aprovado:

R:

Período de estudos até a primeira aprovação em concursos de magistratura:

R: 05 anos, mas antes estudava totalmente sem cronograma, sem horário, sem fazer exercícios, sem ler lei seca, totalmente sem foco.

Dessa forma, considero mesmo o tempo de estudo de 02 anos que se deu após contratar o coaching do CPIuris, pois a partir de então estudava diariamente, lendo doutrina, lei seca, jurisprudência e resolvendo exercícios.

Trabalhou durante os estudos? Cargo?

R: sim, sempre trabalhei. Advogada

Tempo médio de estudos diário:

R: de 04 a 04:30 durante a semana e 06 a 08 horas nos finais de semana e feriados

Quantas matérias diferentes lia por dia? E em uma semana?

R: uma matéria por dia (meta de 72 páginas de livro diárias e quando não conseguia, cumpria o que faltava nos finais de semana). A meta era a leitura de 02 livros por mês.

Estudava sábados/domingos/feriados?

R: Sim, como meu tempo era muito curto, nesses dias aproveitava para ler informativos, complementar o que “devia” do cronograma da semana e ver aulas (comecei a fazer o magis 8 do Cpiuris mais ou menos em agosto de 2016). Detalhe importante: como ocorre com a maioria dos concurseiros, minha vida social era praticamente zero.

Utiliza grupos de facebook/whatsapp para estudar? Acredita que valha a pena?

R: somente para 2ª etapa e oral. Para 2ª etapa é muito importante, principalmente na análise dos examinadores e para a prova oral é essencial para fazer treinos por skype e trocar informações e materiais com os colegas. Ressalto que fiz grandes amigos nos grupos e para mim foi fundamental ter esse apoio de quem tem o mesmo sonho.

Fazia resumos/cadernos ou utilizava algum feito por outras pessoas?

R: Quando comecei a fazer o magis 8 do CPIuris comecei a fazer meus cadernos (morria de inveja de quem tinha os próprios cadernos, kkkkkk). Na oral li os resumos feitos por colegas.

Com qual frequência fazia exercícios para prova objetiva?

R: Há 02 anos e até passar na 1ª etapa, todos os dias, 100 exercícios por semana.

Com qual frequência lia “lei seca”?

R: confesso que sempre “pequei” na leitura da lei seca….era pra ler todos os dias, mas como estudava a noite, dava umas 23:00 estava esgotada….meus códigos sempre foram branquinhos do jeito que comprei na papelaria.

Fazia revisões?  Com que frequência?

R: Quando comecei o coaching, aos sábados passei a fazer revisões, mas logo em seguida passei da 1ª fase e parei de revisar para aprender a fazer sentenças. Para prova oral sim, fiz revisões, li muitas questões respondidas de prova oral e os resumos de civil de Leopoldo.

Com qual frequência lia jurisprudência? Lia diretamente dos sites dos Tribunais Superiores ou através de outros sites (como dizer o direito ou EBEJI)?

R: uma vez por semana e apenas pelo site do @dizerodireito. A 1ª leitura lia o informativo completo, porque o Márcio (verdadeiro anjo) dá uma aula de todos os assuntos e, para revisão, apenas os resumidos.

Indicaria algum curso online com foco em magistratura/carreiras jurídicas?  Indicaria algum curso de oratória para a fase oral?

R: indico o CPIuris. Para mim foi uma verdadeira evolução após contratar o coaching, porque vi que é possível sim mesmo com pouco tempo disponível, lograr êxito na aprovação, desde que seja cumprido fielmente um cronograma. Atualmente é muito fácil obter materiais e mudar o método de estudo toda hora, na minha opinião, acaba fazendo com que voltemos à estaca zero. Com o coaching consegui pela 1ª vez na vida ler livros e sinopses de capa a capa (antes tinha vários livros que nunca abri).

Também fiz com o CPIuris cursos de sentenças (Dr. Diego me ensinou sentença cível e Dr. Samer sentença penal), Dias Ds, o magis 8 e curso para a prova oral.

Por fim, recomendo o curso de oratória da Rogéria Guida no Rio de Janeiro, são fonoaudiólogos que corrigem vícios de linguagem e ajudam de forma excepcional na segurança e coragem para falar. Achei essencial fazer um curso com fonoaudiólogos e um jurídico para prova oral, além de claro, muito, muitos treinos com os colegas para treinar as técnicas aprendidas.

Indica algum método diferenciado de estudos para alguma das fases (objetiva/discursiva/sentenças/oral)

R: Para a objetiva fazer questões da banca, ler informativos e lei seca. Para discursiva, sentenças fazer um curso jurídico para prova oral curso com fonoaudiólogos, jurídico e muitos treinos.

Estudava a banca/examinadores responsável pela elaboração das provas da segunda fase em diante?

R: nos grupos de whatsapp sempre é dividido este estudo entre os colegas, é importante saber a área de atuação e predileção de cada examinador.

Se o tribunal é responsável pela elaboração das sentenças e tem um posicionamento diverso do pacificado nos Tribunais Superiores, adotaria qual posicionamento?

R: Depende, se ficasse comprovado que nas provas anteriores só logrou êxito quem seguiu o posicionamento do Tribunal, seguiria este posicionamento, com a ressalva do posicionamento dos Tribunais Superiores. Mas no geral entendo que seguir a posição dos Tribunais Superiores é mais confiável, principalmente em caso de eventual recurso.

 

                                                         BIBLIOGRAFIA

 

Quais livros/autores ou cursos/cadernos indicaria para os estudos nas matérias abaixo (se possível, especificar o professor de cada matéria nos cadernos/cursos):

Direito Administrativo – MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO – MAZZA

Direito Ambiental – Sinopses para Concursos – Frederico Amado

Direito Civil – Manual de Direito Civil – Flávio Tartuce

Direito Constitucional – Direito Constitucional do Marcelo Novelino

Direito do Consumidor – MANUAL DE DIREITO DO CONSUMIDOR – À LUZ DA JURISPRUDÊNCIA DO STJ. Autor: Felipe Peixoto Braga Netto

Direito do Eleitoral – SINOPSES PARA CONCURSOS – V.40 – DIREITO ELEITORAL. Autor: Jaime Barreiros Neto

Direito Empresarial – Manual de Direito Empresarial – Fábio Ulhoa Coelho

Direito da Criança e do Adolescente – SINOPSES PARA CONCURSOS – V.36 – DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA). Autor: Guilherme Freire de Melo Barros

Direito Penal – Parte Geral – SINOPSES PARA CONCURSOS – V.1 – DIREITO PENAL – PARTE GERAL. Autores: Marcelo André de Azevedo e Alexandre Salim

Direito Penal – Parte Especial do Código Penal – MANUAL DE DIREITO PENAL – PARTE ESPECIAL – VOLUME ÚNICO. Autor: Rogério Sanches Cunha

Direito Penal – Legislação extravagante – LEGISLAÇÃO CRIMINAL ESPECIAL COMENTADA – VOLUME ÚNICO. Autor: Renato Brasileiro de Lima

Direito Processual Civil – Direito Processual Civil Esquematizado. Autor: Marcus Vinicius Rios Gonçalves

Direito Processual Penal – SINOPSES PARA CONCURSOS – V.7 e 8- PROCESSO PENAL. Autor: Leonardo Barreto Moreira Alves

Direito Tributário – SINOPSES PARA CONCURSOS – V.28 Autor: Roberval Rocha

Humanística – curso MEGE, Livro – Noções Gerais de Direito e Formação Humanística e livro Concurso da Magistratura: Noções Gerais de Direito e Formação Humanística

Sentença Cível – curso CPIuris

Sentença Penal – curso CPIuris e livro SENTENÇA PENAL CONDENATÓRIA. Autor: Ricardo Augusto Schmitt

Qualquer livro/curso que indique para o concurso que não se encaixa nas matérias acima –  Livros de discursiva da juspodivm. Li alguns para a 2ª fase. Livros do Dizer o Direito e Revisaço Magistratura Estadual.

É isso! Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s