dicas para concurso

Opinião: Zerar o edital – é preciso?

Olá pessoal!

Hoje resolvi trazer para o site esse assunto, já que as perguntas sobre ele são bem frequentes. Friso que expresso aqui apenas minha opinião (porém, que muitos aprovados que conheço também comungam)!

Bem, já adianto para vocês: eu nunca zerei o edital. Nunca.

Isso porque o edital traz várias legislações extravagantes quais, em minha opinião, não valem o custo-benefício da leitura integral por mais que uma vez em toda caminhada. Ora, se mais da metade das questões de Direito Penal da FCC em primeira fase são da Parte Geral, por que eu deixaria de ler essa importantíssima parte da matéria para ler legislações extravagantes que são cobradas 1 vez em cada x provas e, ainda, boa parte das vezes a resposta encontra-se na jurisprudência (e não na lei)?

Não me entenda errado: existem leis importantíssimas (ex: 11.343/06 – cobrada de forma mais constante) e leia menos importantes (crimes contra a economia popular – raramente cobrada). Na legislação extravagante penal, só li em livro a parte de lavagem de capitais do livro do prof. Renato Brasileiro para a prova oral do TJPB. Fora isso, apenas os ensinamentos do @dizerodireito.

O que eu fiz (e garanto, muitos fazem) foi ler ao menos uma vez na vida a maioria das leis usualmente dispostas em editais(não li todas) e procurar materiais que sintetizam o que é mais importante nessas leis. Grande exemplos de materiais que cumprem bem esse papel são as sinopses de Eleitoral e Ambiental. Ora se eu realizasse a leitura de todas as leis contidas no edital nessas matérias gastaria dias a fio, sendo que, lendo as sinopses, encerrava os principais pontos em um dia e meio / 2 dias (em um estudo de 06 horas diárias).

Pegando como exemplo o edital do último TJSC (2017), cito algumas leis/resoluções que nunca li por completo: lei de registros públicos (focava na parte do procedimento de dúvida), lei de incorporação imobiliária, resolução x do CONANDA, Resolução x do CONAMA, Lei 8.038, boa parte das leis em Direito Empresarial.. São muitas. Mas friso: os principais pontos dessas leis estavam nos materiais que lia, refiro-me a leitura da lei seca.
.
Conclusão: o que você precisa é optimizar seu estudo. Foque no tronco (códigos, CF e leis de alta relevância) e procure materiais que reúnam o que de mais importante existe na matéria! É por isso que a leitura de um material voltado para concurso é de suma importância nesse momento, pois ali serão apresentado a você a lei, a doutrina e a jurisprudência, tudo em um só lugar!

Espero que seja uma dica útil para a preparação de vocês!

Bons estudos! Até a próxima!

 

Anúncios

Um comentário em “Opinião: Zerar o edital – é preciso?”

  1. Ótimas dicas, Leopoldo. Parabéns pelo texto.

    Sou Juiz Federal e professor de cursos preparatórios há mais de 20 anos, além de desenvolvedor diletante.

    Permita-me oferecer aos seus leitores uma ferramenta gratuita que criei e que pode ajudar o estudante a acompanhar a evolução percentual da preparação: Zera Edital. Já são mais de 100 editais postados.

    O uso da ferramenta é totalmente free. Acho que pode ajudar. Obrigado pela oportunidade.

    http://zeraedital.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s